top of page
1 OK.Png

O Projeto ESTAÇÃO-BIKE é uma idéia inspirada no modelo de compartilhamento de bicicletas usado, atualmente, em centenas de cidades no mundo. Em campinas, houve uma tentativa anterior de implantar um sistema similar, o “Viva-bike”, que acabou fracassando por motivos dos mais variados possíveis. 

Outro elemento não contemplado no projeto anterior e que agora será corrigido se refere à exploração prioritária da região central da cidade, como forma de ampliar a demanda e se inserir no foco da mobilidade de massa dos trabalhadores e usuários da área central.

estaciobike.png

O diferencial nesta nova proposta é que o projeto ESTAÇÃO-BIKE será apresentado pelos próprios ciclistas e ativistas de mobilidade urbana de Campinas-SP, como forma de deixar claro o apoio da sociedade e existência da demanda.

Além disso, o projeto ESTAÇÃO-BIKE pretende interagir com os usuários dos demais modais de transportes e explorar espaços públicos subutilizados. A idéia central é oferecer vagas de estacionamento para carros no gigantesco terreno da “Estação Cultura” e reduzir o fluxo de veículos particulares nas ruas do Centro da cidade. Para tanto, os motoristas que deixarem seus carros na Estação Cultura poderão usar uma bicicleta compartilhável e se deslocar até o local (cicloporto) mais próximo do seu destino. Devolvendo a bike ao sistema e completando o trajeto a pé.

estaciobike3.png

Em contrapartida, os usuários de veículos automotores terão, além da oportunidade de praticar uma atividade física rotineiramente, o benefício da economia com os altos custos de estacionamento no centro da cidade e o tempo de procura por vagas. 

estaciobike4.png

O Município ganha com a possível arrecadação de tarifas pelo estacionamento e utilização das bikes, o que poderá chegar a milhares de Reais por dia, se considerarmos a imensidão do terreno da Estação Cultura.

A cidade ganha com a redução da circulação de veículos na região central, diminuição do ruído e da poluição, além da humanização da mobilidade na região central com um trânsito mais amigável aos ciclistas e pedestres. 

bottom of page